Página inicial

*Nenhuma resolução foi postada ainda.

 


 


 


 


 


 


 


 


 

Nesta página você encontrará

Provas para download (abaixo) e resolução de questões em vídeo (ao lado). Links com * ainda não possuem postagens. Estou trabalhando para disponibilizar várias provas para download e comentar algo sobre o vestibular de cada instituição, assim vale apena fazer uma nova visita em breve.

Para Download você encontrará:

  1. Provas do ENEM.
  2. Provas de vestibuares para egresso em Universidades públicas Federais, como Ufscar, Unifesp, Ufmg, Uftm, entre outras. Na sua maior parte, serão provas antigas ou segunda fase, uma vez que a primeira fase ou todo o processo foi substituido pelo Enem. Algumas universidades que fazem o vestibular no meio do ano ainda possuem processo seletivo.
  3. Provas de vestibuares para egresso em Universidades públicas Estaduais, como Uemg, Unicamp, Unesp, Usp, etc.
  4. Provas de vestibuares para egresso em Universidades particulares, como Puc (SP, MG, Campinas, etc), Mackenzie, etc.
  5. Provas de concursos militares como ITA, IME, AFA, EFOMM, ESPECEX.

Clique abaixo para ir à região de download do vestibular que deseja. As com * ainda não estão disponíveis. 

Clique aqui para preencher formulário de dicas e sugestões sobre esta página.


ENEM

Universidades Federais

        1. UFSCar
        2. UNIFESP
        3. UFMG*
        4. UNIFAL*
        5. UFRJ*
        6. UFRRJ*
        7. UFLA*
        8. UFRS*

Universidades Estaduais

        1. UNICAMP*
        2. UNESP*
        3. USP*
        4. UEMG*
        5. UECE*

Universidades Particulares

        1. PUC-CAMPINAS*
        2. PUC-SP*
        3. PUC-MG*
        4. PUC-RIO*
        5. MACKENZIE*

Concursos Militares

        1. ITA
        2. IME
        3. EN*
        4. EFOMM*
        5. AFA



ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), além de ser um método escolhido para medir a qualidade do ensino médio brasileiro, agora é também a prova pela qual se pode entrar nas universidades federais do país. Para isso, o interessado deve fazer sua inscrição online atravéz do site do MEC. É importante que leia o edital disponével no site inep.gov.br (http://inep.gov.br/web/enem/enem) atentando-se para datas de inscrição, dias da prova e demais detalhes que possam ser importantes.

A partir de 2009, o ENEM passo a ser aplicado em dois dias, em um sábado e domingo consecutivos, totalizando 90 questões por dia divididas em quatro áreas que são elas: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, (estas duas costumam ser no primeiro dia), Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias (estas duas, incluíndo a redação, tem sido sempre no segundo dia).

Vale mensionar que segundo o Edital de 2013, o participante não poderá:

"12.3.2 Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. "

Não sei se durante a aplicação levam isso a sério, pois nunca vi nenhuma notícia dizendo que um aluno foi expulso do ENEM por portar borracha, mas o edital recomenda apenas caneta esferográfica transparente de tinta preta.

Além disso, não é permitido o uso de qualquer dispositivo descrito no item 12.3.2 nas dependências do local onde está sendo realizado a prova. Acredito que ninguém será expulso do local ao olhar a hora no relógio antes da prova, mas vale lembrar que a Unicamp levou a sério quando proibiu o uso de celulares nas dependências do local.

* se refere a uma segunda aplicação da prova que ocorreu em 2010

BAIXE AQUI TODAS AS PROVAS DO ENEM

TOPO



Universidades Federais

UFSCar

Para ingressar na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) nos cursos presenciais utiliza-se o resultado do Enem, através do Sisu. A exceção é para o curso de música, que possui regulamento próprio e no qual o aluno interessado deverá se informar no site da universidade (www.vestibular.ufscar.br).

Do total das vagas de cada curso, 50% serão destinadas às cotas. Os alunos cotistas poderão fazer parte de cinco grupos, denominados Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3, Grupo 4 e Grupo 5. Dos Grupos 1 e 2 fazem parte os alunos que estudaram integralmente em escolas públicas e que possuem salário per capta de até 1,5 salário mínimo. Do Grupo 1 fazem parte os alunos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, sendo que os formulários estão disponíveis no final do edital. Dos Grupos 3 e 4 fazem parte os alunos que estudaram integralmente em escolas públicas mas que possuem renda per capta superior a 1,5 salário mínimo, fazendo parte do Grupo 3 os alunos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Do Grupo 5 farão parte os demais alunos, que não se enquadraram nos Grupos de 1 a 4, i. e., os alunos que não estudaram em escolas públicas.

As vagas remanescentes do Grupo 1 serão ofecerecidas prioritariamente ao Grupo 2 e, restando vagas, aos demais grupos na sequência numérica (i. e., Grupo 3, Grupo 4 e Grupo 5). As vagas remanescentes do Grupo 2 serão oferecidas prioritariamente ao Grupo 1, ainda restando vagas será oferecida aos Grupos 3, 4 e 5 nesta ordem. Assim segue-se esta regra até o Grupo 5 sendo a sequência numérica dos nomes dos Grupos a ordem de prioridade no oferecimento das vagas.

Vale lembrar que Escolas Públicas são escolas mantidas e administradas pelo Poder Público, ou seja, escolas, mesmo gratuitas, que são administradas por entidades particulares não fazem parte das instituições chamadas Escolas Públicas (neste e em qualquer outro edital). Assim, se você estudou no Sesc, Senai, Fundação Bradesco ou muitos outros, não concorrerão a estas vagas. Vale também lembrar que você é o responsável por entregar todos os documentos e formulários, por isso é importante que você leia o edital e confira se possui todos os documentos exigidos e se preencheu corretamente todos os dados nos formulários a serem entregue para a UFSCar.

Além das cotas, existe também o processo seletivo aplicado separadamente para indígenas. Edital e calendário podem ser encontrados no site informado acima (www.vestibular.ufscar.br). Também existe um processo seletivo para refugiados.

Agora, a UFSCar oferece alguns cursos à distância, utilizando do ambiente virtual Moodle, e as atividades presenciais serão oferecidas por pólos em diversas cidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Como a UFSCar não aplica mais prova para egresso em cursos presenciais regulares, nem mesmo na primeira fase, as provas para download abaixo são, na sua maioria, do curso a distância. Não encontrei provas para indígenas nem refugiados, assim se alguém encontrar, poderia enviar-me para disponibilizar no site. Além disso, neste site existem mais provas do que atualmente se pode encontrar no site www.vestibular.ufscar.br, assim estão faltando provas aqui pois não as encontrei. De qualquer forma espero que as aqui presentes sejam úteis.

ANO ASSUNTO GABARITOS
2007 Biologia, Física e Geografia
Portugues, Inglês e Redação
Química, Matemática e História
GABARITO
GABARITO
GABARITO
2007 EAD Gerais EAD
Música EAD
Redação EAD
GABARITO
GABARITO
---
2009 EAD Gerais EAD GABARITO
2010 Biologia, Física e Química
Matemática, Portugues, Inglês e Redação
História e Geografia
---                                  
---
---
2010 EAD            Gerais EAD GABARITO
2011 EAD Gerais EAD
Música EAD
Redação EAD
GABARITO
---
---
2012 EAD Gerais EAD
Música EAD
Redação EAD
GABARITO
---
---

BAIXE AQUI TODAS AS PROVAS DA UFSCar

TOPO

UNIFESP

Você pode ingressar na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) pelo sistema misto ou somente pelo SiSU. A maioria dos cursos oferecidos pela Unifesp são para ingresso apenas pelo SiSU, mas os curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) – Integral, Engenharia Química (Bacharelado) – Integral, Engenharia Química (Bacharelado) – Noturno, Ciências Biológicas - modalidade médica – Integral, Enfermagem (Bacharelado) – Integral, Fonoaudiologia (Bacharelado) – Integral e Medicina (Bacharelado) – Integral são para ingresso através do sistema misto, que consiste em duas fases no vestibular: a nota é calculada pela média aritmética simples entre a nota do ENEM, nota da prova de línguas (Português, Inglês e Redação) e a nota da prova de conhecimentos gerais, estas duas elaboradas pela Vunesp.

Os demais cursos podem ser encontrados na lista na página da Unifesp ( clique aqui ). Caso de algum problema com o link, acesse diretamente o site www. vestibular.unifesp.br pois podem ter atualizado o endereço.

Página oficial para divulgação de datas, provas, gabaritos, editais e outras informações é: www. vestibular.unifesp.br.

No edital para egresso em 2014 pelo SiSU, consta que as cotas da Unifesp compreende num total de 25% das vagas, oferecidas para candidatos oriundos de escolas públicas e parte destas vagas para alunos de famílias cuja renda per capta não ultrapassa 1,5 salário mínimo e candidatos que se auto declararem preto, pardo ou indígena. Menciona-se a Lei Nº 12.711/2012 que estabelece um mínimo de 50% de cotas, com prazo de 4 anos a contar a partir de 2012 para que a instituição cumpra o que se exige na lei, assim é provável que tenha mais vagas destinadas às cotas. Vale mencionar que segundo a lei citada acima, as vagas destinadas às cotas serão oferecidas aos candidatos que se auto declararem pretos, pardos ou indígenas na proporção no mínimo igual às proporções indicadas pelo último censo do IBGE na unidade da federação à qual se encontra a Instituição de Ensino.

O peso dado a cada disciplina para o curso pretendido pode ser encontrado no edital. O questionário socioeconômico encontra-se disponível no manual do candidato

Para o sistema misto, as regras para as cotas e a porcentagem serão as mesmas que pelo SiSU. A última taxa de inscrição foi de R$ 115,00 reais, que da para se ter uma ideia de quanto será a próxima. A prova de conhecimentos gerais, que tem o mesmo peso que a de línguas e o ENEM é constituída de 5 questões de cada disciplina (Biologia, Física, Química e Matemática) e o conteúdo por disciplina pode ser encontrado no manual do candidato.

Abaixo, algumas provas do para baixar. Estão faltando algumas provas no próprio site da Unifesp, assim as provas aqui pesentes são as que estavam disponíveis quando às procurei. Tem-se algumas provas mais antigas que não fazem parte do siste misto, implantado a partir do cestibular de 2011, quando não se ingressava na universidade apenas pelo ENEM. Antes de 2012 era possível escolher entre Língua Inglesa e Francesa, porém a partir de 2011 optou-se por ter apenas Língua Inglesa. Vale lembrar que qaundo falo da "prova de 2011", me refiro ao ano de ingresso do aluno, então esta prova foi realizada entre o final de 2010 e início de 2011.

Se encontrar mais provas, pode me enviar que ficarei grato.

ANO PROVA GABARITO
2002 Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
GABARITO
GABARITO
---
2003 Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
GABARITO
GABARITO
---
2004 Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
GABARITO
GABARITO
---
2005 Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
GABARITO
GABARITO
---
2006 Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
GABARITO
GABARITO
---
2007 Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
GABARITO
GABARITO
---
2008 Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
Conhecimentos Específicos: Humanidades
GABARITO
GABARITO
---
---
2009 Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
Conhecimentos Específicos: Humanidades
GABARITO
GABARITO
---
---
2010 Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
Conhecimentos Específicos: Humanidades
GABARITO
---
---
2011 - MISTO Língua Portuguesa, Língua Extrangeira e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
Conhecimentos Específicos: Humanidades
GABARITO
---
---
2012 - MISTO Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
GABARITO
---
2013 - MISTO Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação
Conhecimentos Específicos: Biológicas e Exatas
GABARITO
---
2014 - MISTO Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação GABARITO

BAIXE AQUI TODAS AS PROVAS DA Unifesp

TOPO

UFTM

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

UFMG

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

UFRJ

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

UFRRJ

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

UFLA

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

UFRS

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO



Universidades Estaduais

UNICAMP

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

UNESP

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

USP

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

UEMG

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

UECE

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO



Universidades Particulares

PUC-CAMPINAS

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

PUC-SP

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

PUC-MG

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

PUC-RIO

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO

MACKENZIE

Em breve, download de provas de vários anos.
TOPO



CONCURSOS MILITARES

ITA

Para fazer e acompanhar sua inscrição, saber datas das provas e resultados, acesse http://www.ita.br/vestibular/

O vestibular para ingresso no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) se da em três dias, em fase única, sendo cobrado conhecimentos nas disciplinas de Física, Português e Inglês, Matemática e Química. A cada dia é aplicada uma prova com uma disciplina específica, com exceção de português e inglês, que são aplicadas em um mesmo dia.

Para ser aprovado no concurso do ITA, é nescessário que o candidato tenha nota mínima de 40% em todas as disciplinas e média geral de 60%. Caso o candidato não atinja nota mínima nas questões testes, as dissertartivas não são corrigidas.

2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014

 BAIXE AQUI TODAS AS PROVAS DO ITA

TOPO

IME


TOPO

EN

Em breve, download de provas de vários anos.

TOPO

EFOMM

Em breve, download de provas de vários anos.

TOPO

AFA

ANO FÍSICA MATEMÁTICA INGLÊS PORTUGUÊS
2005 prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito
2006 prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito
2007 prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito
2008 prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito
2009 prova / gab / res prova / gab / res prova / gab / res prova / gab / res
2010 prova / gab / res prova / gab / res prova / gab / res prova / gab / res
2011 prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito
2012 prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito
2013 prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito prova / gabarito

 

TOPO

 

 

Provas antigas da UFTM, UNESP, UNICAMP, FUVEST, ENEM, UFMG

UFTM